1/10/2008

Não Foi como Você Pensou

Quem escuta uma música não imagina como e qual foi a fonte de inspiração. Pois é, cada compositor com suas doideiras que tornam-se poesias puras. Um dos casos mais interessantes é Um Romance que Ninguém Leu, de Reginaldo Rossi. Acho uma bela canção de amor, mas quando estava escrevendo a biografia de Reginaldo, falei sobre o assunto. "Qual foi a mulher que lhe inspirou essa canção?", perguntei. "Não foi mulher nenhuma, Wilde, fiz a música para uma gravadora que havia me dispensado. A música foi feita no banheiro", respondeu ele, com um sorriso. Não é que tem sentido?
Outra que acho muito bonita é Piri Piri, de Paulo Diniz. "Lá, cada amigo é um irmão. Lá, viajante faz parada e se apaixona pelo ar....". Piri Piri é uma pequena cidade do interior do Piauí, e Paulinho fez da música uma declaração de amor pelo local. Aí, um dia, perguntei pra ele sobre ter escrito a canção, e se a cidade era mesmo apaixonante, e se tinha deixado uma namorada por lá. "Wildão (ele me chama assim), sabe que não sei? Eu estava dentro de um ônibus seguindo viagem para o Rio. Estava cochilando quando o motorista gritou: Piri Piri! Quem vai descer?. Me sentei, abri a cortina e vi uma praça com um casal de namorados e uma igreja, depois voltei a me encolher na cadeira. Tempos depois me lembrei da cena e compus a música". É isso aí, nem tudo que parece é como a gente imagina.
Atenção!!! Quem se lembra da banda Casa das Máquinas? Quem não conhece procure no site de busca. Foi um dos grandes grupos dos anos 70. Acabou porque o ex-vocalista Simbas se meteu na briga com um seguraça, logo após uma apresentação, e o cara acabou morrendo. Agora, Netinho reuniu a velha turma e a Casa das Máquinas estréia em fevereiro, fazendo o show da volta. Sem o vocalista Simbas, lógico. Depois, entra em estúdio e grava um disco. Muito boa a notícia.

PENSAMENTO MUSICAL

"Amigo meu, como peixe, de prenda te dou o mar. Da Terra te dou flora, e do espaço o claro luar...Mas não me pergunte nada. Tá tudo boiando no ar. Tudo no ar". (Geraldo Azevedo)

3 comentários:

John Leão disse...

Caraca...
A tua produção tá quase industrial...
Parabéns pelo blog...

Anonymous disse...

Olá, sou um amigo de trabalho do Flávio e ele tinha me falado do seu blog, não sou muito chegado a leitura mas estou sendo cinsero viu... devorei o teu blog em poucos minutos gostei muito viu... continua contando essas histórias assim que vc vai longe. O meu msn é hnp_hnp@hotmail.com se quiser me add será um prazer ter vc em meu nucleo de amigos. Halisson Paz

Thiago de Góes disse...

a história desta música é fenomenal. a letra ficou mesmo muit tocante.