1/03/2008

O frevo de Caetano Veloso

Sempre gostei de Caetano Veloso a partir do momento em que ele cantou Alegria, Alegria, num festival de música da Record. Foi um barato! Depois, ele apareceu reovlucionando a estética música interpretando É Proibido Proibir. O público vaiou, xingou, jogou porcarias no palco e Caetano deu um discurso emocionante, com os Mutantes tocando de costas.
Bom, Caeteno e Gilberto Gil foram presos, tiveram as cabeças raspadas e se exilaram em Londres. Tempos depois, em 1972, Caetano Veloso fez um show no Geraldão, no Recife, e eu estava lá, sentado no chão com meu primo, próximo ao tablado que servia de palco. Jards Macalé, enquanto ajeitava o microfone, puxava a fumaça de um cigarro. Tinha pouca gente presente ao concerto. Mas um imbecil, lá das gerais gritou "Macalé, cabra safado!", o desaforo ecoou por todo o Geraldão.
Caetano iniciou o seu show, e várias músicas depois começou a interpretar acompanhando-se no seu violão. Era uma interpretação diferente, com o cantor fazendo uma espécie de aboio com conotação de lamento. Aí, o mesmo cara gritou: "Tá chupando, Caetano?". Foi um suficiente para o tropicalista baiano largar o violão e pedir respeito por Luiz Gonzaga. Ficou de pé quando começou os acordes da guitarra para interpretar o frevo Asa BrancaAtrás do Trio Elétrico. Meu primo tirou a camiseta e jogou para ele, que fez um sinal para que nós fôssemos até o palco. Não deu outra. passei o braço por sobre o ombra de Caetano que passou o braço por sobre o ombro do meu primo. Ele rodava a camiseta no ar enquanto nós três dançávamos o frevo. Foi legal meu primeiro encontro com Caê. Naquela época eu ainda não era jornalista, mas apareci numa foto que o Jornal do Comércio publicou no dia seguinte. Não foi bom?


PENSAMENTO MUSICAL
"Era uma vez um sábio chinês, que sonhou era uma borboleta, voando no espaço, vivendo assim um lindo sonho. Até que um dia ele acordou e para o resto da vida uma dúvida lhe acompanhou. Se ele era um sábio, chinês que sonhou que era uma borboleta, ou se era uma borboleta sonhando que era um sábio chinês". (RS)

Nenhum comentário: