3/28/2008

The Monkees: arrombando a festa!

A febre da beatlemania já havia tomando conta dos EUA, quando numa certa tarde de verão o poderoso chefão da NBC TV convocou seus produtores para uma reunião. Ele foi enfático na proposta: "Que tal formarmos uma banda parecida com os Beatles e que conquiste também o coração da América?". Os produtores ficaram em silêncio por alguns segundos quando um deles perguntou: "Formar uma banda? Mas como?".
O boss foi direto ao assunto: "Convocaremos quatro rapazes para formar uma banda para uma série musical na emissora". Não demorou e pouco depois os principais jornais anunciavam: "Precisa-se de quatro loucos com a idade entre 17 e 21 anos para formação de uma banda". O agito foi geral. Em pouco tempo cerca de 437 candidatos bateram na porta da NBC. Foram muitos dias de testes. No final sobraram David Jones (voz e percussão), Micky Donlez (voz e bateria), Peter Tork (baixo, teclado e voz), e Mike Nesmith (voz e guitarra).
A banda foi batizada como The Monkees, e depois de várias sessões de ensaios gravaram um disco e começaram as filmagens do seriado que levava o nome do grupo. A série estourou não só na América, mas no mundo inteiro. Ficou no ar entre 1966 e 1968, além da filmagem de um longa para o cinema chamado Head. No início os rapazes atuaram apenas como cantores, sendo acompanhados por músicos de estúdio interpretando canções da dupla Boyce & Hart, que fizeram emplacar vários hits. Mas em 1967, a rapaziada da banda se rebelou e resolveu que eles próprios cantariam e tocariam as canções, comporiam e arranjariam as canções do antológico álbum Headquarters.
Depois, veio a separação e cada um foi para o seu lado. Mik e Peter deixaram a banda e foram substituídos por Boyce & Hart. Peter voltaria tempos depois, mas Mike só retornaria em 1995 para a gravação de Just Us, inteiramente composto e produzido pelo quarteto. Para o lançamento fizeram vários shows com a formação original.
Hoje, cada um faz o que gosta. Davy faz treinamentos de cavalos de seu hara, na cidade de Indiantown, na Flórida. Já é vovô e ainda faz seus shows pelo país. Micky participou da ópera Aída, um musical de Elton John e Tom Rice. Em 2004 trabalhou em outro musical da Broadway, fazendo o mesmo papel do seu personagem de Aída. Também retornou aos shows e casou com a jovem ex-aeromoça e ex-modelo Dona quinter, em 20 de setembro de 2002. Enquanto isso, Mike terminou seu segundo livro The American Gene, e tem um projeto para um filme e para a gravação de um disco. Ele é presidente da Ghon Fundacion e curador e vice-presidente do American Film Institute. E Peter faz shows com a banda Suede Blues. Ele esteve em São Paulo, em 2003, e prometeu voltar. The Monkees não foram os Beatles, mas arrombaram a festa. Quem duvida?
PENSAMENTO MUSICAL
"Sobre a cabeça os aviões. Sob os meus pés os caminhões. Apontam para os chapadões. Meu nariz. Eu oriento o carnaval. Eu inauguro um monumento no Planalto Central do País". (Caetano Veloso)

Nenhum comentário: