3/06/2008

Bon Dylan, uma lenda viva do rock

Bob Dylan está no Brasil. Se apresenta em São Paulo, e foi para lá que se deslocaram milhares de fãs do artista filho de judeus-russos. Eu gosto de Bonb Dylan com sua voz fanha e seu jeitão de tocar guitarra, violão e gaita de boca. Sua chegada ao Brasil fez a TV Globo defini-lo como "o cantor/compositor que fez o rock pensar". Pois é, e outras definições vieram.
A melhor delas foi de Marcelo Nova, que o definiu como o William Shekepears do rock. Um outro sacou que largar o cacete em cima de de Mr. Robert Zimerman é o mesmo que chamar de feias as mulheres pintadas por Pablo Picasso. Eu não estou nem aí para definições. Não se pode definir o que já está definido.
A verdade é que Dylan fez sua estréia em disco com o álbum folk Bob Dylan, em 1962, aos 21 anos de idade. No ano seguinte, namorando Joan Baez, participou do New Port Folk Festival, organizado por ela. Foi sua consagração. Mas, Dylan ouviu os discos dos Beatles e se babou. A guitarra o pegou de jeito, o baixo e a bateria também. Também foi ele quem fez John Lennon, Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison fumarem o primeiro baseado. Os rapazes adoraram a maconha (depois entraram em drogas mais pesadas, mas isso é uma outra história).
Bem, quando Bob Dylan subiu num palco de um festival folk surpreendeu a todos. Foi vaiado e chamado de traidor. Tudo bem, ele deixou o violão de lado e empunhou sua guitarra. Foi aí que as portas do mundo se abriram para Dylan. Agora, o rock era sua praia. Mas, um rock mais pensante, mais vigoroso e intimista...E o homem virou lenda que perdura até hoje. Bob Dylan vem conquistando gerações até hoje com seus mais dce 45 álbuns lançados. Quando ele conheceu os Beatles e subiu naquele palco com a guitarra, deve ter pensado consigo mesmo: "O folk que se dane!". Fim de papo.

Nenhum comentário: