3/26/2008

The Byrds: "Nós odiamos os Monkees!"


Uma das mais famosas bandas dos EUA são os Byrds. Surgiram no início de 1964, em Los Angeles, como um grupo de folk-rock, graças a duas influências de Bob Dylan e dos The Beatles. A banda foi considerada uma das mais importantes e influentes do rock do anos 60. Formada por Jim Mc Guinn (nascido em 17 de novembro de 1941), Gene Clark (nascido em 17 de novembro de 1944, morreu em 1991), David Crosby, o mais doidaça do conjunto (nasceu em 14 de agosto de 1941), Chris Hilman ( nasceu em 04 de dezembro de 1944) e Michael Clark (nascido em 03 de junho de 1946, morreu em 19 de dezembro de 1993).
A banda, apesar da proposta, parece que surgiu sob o carimbo 666, pois teve uma carreira atribulada e mortes por atropelamento e overdose. Já David Crosby que defendia o uso da cocaína e chegava a afirmar que trabalhava "pela cocaína de cada dia" ainda está na estrada. Pois é! E Crosby ia de encontro ao trabalho pelo "pão nosso de cada dia". No início, ainda um trio, gravaram a canção The Only Girl I Adore, com o nome de The Jet Set.
Depois, já como um quinteto, gravaram um compacto simples com as canções Please Let Me Love You e Dout Be Long, porém com o nome de The Beefeaters. Finalmente, em 1964, assinaram contrato com a gravadora Columbia e assumiram The Byrds. O sucesso viria no ano seguinte, com o estrondoso sucesso de Mr. Tambourine Man, um presentaço de Bob Dylan. O grupo gravou outras músicas do menestrel no folk, mas a rapaziada cansou.
Com a onda do psicodelismo invadindo as praias de todo o mundo, a banda resolveu aderir ao novo estilo musical, e no final de 1965 gravarm o álbum Eigh Miles High. Ninguém gostou da mudança, principalmente Bob Dylan. O melhor viria depois: irritados com o estouro do conjunto pré-fabricado The Monkees, gravaram So You Want To Be Rock'n'roll Star, uma porrada crítica no negócio da música.
Ainda como um quinteto participaram de vários festivais, deram um chute na bunda de David Crosby, que sempre tentava explicar a morte de John Kennedy (cada um com sua nóia) e defendia, no palco, o uso da cocaína. Moral da história: Crosby se mandou e foi participar de um quarteto que só tinha feras e usou o nome de cada um integrante para formar o grupo: Crosby, Stills, Nash e Young. Arrombaram a festa. Em 1978, o começo do fim, os Byrds gravaram um álbum country sob o título Country Sweethart of The Rodeo. Não vendeu nada, e o que restava da banda se desfez.

PENSAMENTO MUSICAL
"No espaço vazio. Um corpo mudo e frio. Imergido na sombra do sexto sentido. Quase inimigo, antes vadio. A bomba explode. Se parte em migalhas. Num som quase louco. Vestiu a mortalha"
(Wilde Portella - 1969)

Um comentário:

Erika de Paula disse...

Quer um comentário? Eu digo sobre os Byrds. Pau no cú deles.