2/22/2008

Leonardo Sullivan, um dos grande da MPB


Leonardo Sullivan deixou de fumar há oito anos. Deu um basta na cervejinha que gostava de beber quando fazia reuniões de churrascos em sua casa e tornou-se evangélico de fé. Leu a Bíblia do Antigo ao Novo Testamento e hoje prega as palavras de Jesus por onde quer que ande. Mas, se mudou melhorou. Para mim é um dos melhores intérpretes da música brasileira. Meu médico, João Cabral, costuma dizer: "É o melhor cantor do Brasil". Também acho. Sua interpretação emociona e atinge o coração. Faz gosto ouvir sua voz. É um bálsamo para os ouvidos. Vida longa para Léo e para sua belíssima carreira com quinze álbuns (sendo um gospel), sete coletâneas e dois CDs gravados ao vivo, além do DVD. Valéu, Léo! Vale conferir seu trabalho nota dez.

Conheci Leonardo Sullivan na primeira metade da década de 70. Os programas de televisão estavam em baixa, e eu fazia perte da produção do programa de auditório do apresentador Silva Jr., por isso sempre o selecionava para se apresentar e pedia: "Canta Ouro de Tolo". E ele; "Deixa comigo, Wilde". Sempre lhe dava um dinheirinho, pois ele já estava casado e tinha um filho. Certa feita Léo me surpreendeu cantando O Menino da Porteira. O auditório veio abaixo. Foi lindo.
Depois, cada um foi para o seu lado. Eu, trabalhar no Diario de Pernambuco. E ele gravou um compacto que não deu muito certo. Tempos depois, caminhando pela praça do antigo cinema Moderno, Léo me confessou: "Fui convidado para trabalhar como síndico de um prédio aqui na cidade. Vai rolar salário fixo. Vai ser melhor pra mim. Vou deixar a carreira". Eu parei, olhei para ele e falei: "Cara! Você já pensou direitinho? Se eu fosse você dava mais um tempo e tentava por mais um ano. Você nasceu pra cantar".

Não sei se foi nossa conversa. Mas ele continuou. Inclusive melhorando a vida financeira. Gravou um compacto duplo, passou a apresentar um programa de rádio e comprou um carrinho (seu grande sonho de consumo). Bem, o que veio depois foram os shows pelo Brasil inteiro, discos de Ouro e Platina, programas de televisão de todo o Sul e Sudeste do País, e uma participação num filme da Xuxa. Valeu a insistência e, acima de tudo, o talento desse meu amigo.

2 comentários:

Anonymous disse...

Grande Iveraldo Lima...lembro das tardes que ficava assistindo Dimensão jovem,lembro de Mozart,Luiz Jansen,Luis Carlos Magno...e tantos outros quem apresentava o programa era Maria ANUNCIADA(FALECIDA)E MARILENA BREDA...,e corrija se estiver errada...a propósito sumisse foi?bjs,saudações mais do q nunca rubronegras

fatinha disse...

toda vez esqueço de botar meu nome ou coisa parecida no teu blog...rsrsrs