2/08/2008

Creedence genérico



Ora bolas! Ora pois! Quanto mais vivo, menos entendo. Agora é que fiquei tomando conhecimento da orígem do nome Creedence Clearwater Revival. A banda começou praticamente em l959, com a idade de seus integrantes variando entre 13 e 15 anos. Só em 1967 foi que John Forgety (guitarra-vocal solo), Tom Forgety (guitarra-vocais), Stu Cook (baixo-vocais) e Doug Clifford (bateria) resolveram entrar de vez na história do rock.
Primeiro criaram o nome, que foi tirado de um amigo de Tom, chamado Credence Nubal, e também de um comercial da cerveja Clearwater. Lançaram o primeiro álbum em 1968, e de cara ganharam o primeiro disco de ouro ( ao longo da carreira foram nove ). Mas, em 1972, o sonho deles acabou e John partiu para uma carreira solo de sucesso. Seu irmão Tom morreu em 1990, com problemas respiratórios.
Porém, Doug Clifford e Stu Cook, em meados dos anos 90 resolveram reunir outros músicos e partiram para a luta com o nome de Credence Clearwater Revisited. Fizeram uma turnê pelo mundo (estiveram no Brasil em 2006). O problema é que eles interpretam os antigos sucessos da banda, enfurecendo John Fogerty, que entrou na Justiça tentando proibir os dois músicos de usarem o "Credence Clearwater". Doug e Stu apelaram, ganharam, e continuam com o genérico do Credence. John segue em frente com sua carreira solo. No mês passado se apresentou nos EUA e na Austrália. Falei? Portanto já vou!

Nenhum comentário: