5/30/2008

Saudades de Toinho Alves: Valeu, amigo!


Os homens passam. As músicas ficam. Assim diz Raul Seixas em uma de suas músicas. Foi o caso de Toinho Alves, do Quinteto Violado, que deixou um legado para a música pernambucana e para a Música Popular Brasileira. O Brasil perdeu uma de suas maiores cabeças pensantes. O Quinteto Violado tinha duas cabeças pensantes: Toinho e Marcelo Mello. O primeiro era quem organizava o lado musical do conjunto que surgiu no início dos anos 70 gravando um disco antológico. O segundo, Marcelo, era e ainda é, a cabeça mais centrada para organizar a parte comercial do grupo. Isso estou escrevendo hoje, mas já escrevi antes, há muito tempo, nas páginas do Diario de Pernambuco. Recentemente escrevi uma matéria neste blog sobre o Quinteto, depois que assisti uma apresentação da banda no programa Lance Final, da Globo.
A Música Popular Brasileira ficou mais pobre com a ausência de Toinho Alves, meu amigo há muitos anos. Mesmo distante um do outro, pois faz um tempão que não nos encontrávamos, permanecíamos conectados. Conheci Toinho e Marcelo Mello quando eles me procuraram para entrar em contato com o meu irmão Watson Portela, criar a capa do álbum Até a Amazônia, além de desenhar a concepção do cenários dos shows que seriam realizados pelo Brasil. a partir daí, ficamos amigos. Eu gostava de conversar com Toinho, pois nós dois costumávamos sonhar e viajar nas idéias dele e minha. E assim foi. Lembro de uma vez que adoeci e de repente vi os Violados entrando pelo apartamento adentro e chegando no meu quarto. Toinho era assim, amigo nas horas inesperadas.
Foi devido a um convite de Marcelo e de Toinho que trabalhei (e muito bem) por alguns meses com o Quinteto Violando, divulgando os concertos do grupo e fazendo a parte de Assessoria de Imprensa. Não sei, mas Toinho perdera um irmão justamente do coração, e agora foi pego de surpresa na rede em que estava deitado no terraço de seu apartamento. Não deve ter sofrido. Assim eu espero. Deveria estar tirando uma soneca pós almoço. O que importa agora, neste momento em que todos nós amigos de Toinho e seus fãs, estamos sentindo sua falta. E que ele descanse em paz. Valeu amigo! Você deixou sua marca registrada no Planeta Terra. Deixou sua alegria. Deixou suas canções e sua contagiante alegria de viver. A coisa é mais ou menos assim. Saudade estou sentindo, mas rezo por você. Agora você deve estar em um lugar onde as estrelas brilharão mais intensas, e as cores neutras estarão mais nítidas. Dá-lhe, Toinho!!!!! Valeu, amigo!!!

PENSAMENTO
"Ói! Olha o Trem! Vai chegando detrás das montanhas azuis...Olha o Trem!! Quem vai ficar, quem vai partir. Quem vai chorar, quem vai sorrir. Pois o Trem está chegando. Tá chegando na Estação. É o Trem das 7 Horas. É o último do Sertão!!! (Raul Seixas)

Nenhum comentário: