5/09/2008

Olha o twist aí!!!!! Mas, o que é isso?

Eu me lembro bem. Eu tinha lá meus 10 para 11 anos quando vi Cauby Peixoto se apresentando no programa Você Faz o Show, de Fernando Castelão. O artista disse: "Sabe qual é a nova onda nos Estados Unidos, professor?". Castelão respondeu: "Sei não., Cauby, pode nos dizer?". Bom, Cauby falou da nova dança, do novo ritmo que estava invadindo a América. Era o twist; "Você dança o twist como se tivesse enxugando o pescoço segurando as pontas da toalha, esfregando de um lando para o outro, e com o pé faz um movimento como se tivesse apagando um cigarro". Pronto. Cauby acabava de ensinar o novo ritmo. E Cauby Peixoto também cantou o hit Let's Twist Again.
Não é preciso dizer que Chubby Checker veio logo em seguida, com as rádios tocando a música sem parar. Depois, o próprio Chubby esteve no Brasil e balançou o público com aquele seu gingado, remexendo as "as cadeiras" de um lado para o outro. Fernando Castelão aproveitou a oportunidade e lançou logo um concurso para ver qual o jovem dançava melhor o twist. O programa de Castelão ficava repleto de jovens candidatos a ganhar o concurso.
Pena que Chubby Checker apareceu num momento em que o mundo estava começando sua transformação musical com o aparecimento dos Beatles. Vamos e venhamos, dançar o twist era meio ridículo, mas eu dancei. Eu encaixava a dança do twist até em músicas de Rita Pavone. Mas valeu.
Chubby Checker, o Ernest Evans, nasceu em outubro de 1941, mas ainda continua fazendo suas apresentações. Ele nasceu em Primavera Gulley, na Carolina do Sul. Com Let's Twist Again fez sua vida e seu nome entrar para a história da música pop, mas não com o merecido reconhecimento que deveria. Porém, o cantor chegou a emplacar alguns álbuns nas paradas da revista Billboard com suas canções dançantes. Em 1964 o cara desecanou e casou com uma bela mulher, da Nova zelândia que havia conseguido ser Miss Universo, Catarina Lodders, eleita em 1962. Foi bom enquanto durou , mas ele nunca foi realmente reconhecido com uma figura importante para a cultura pop. Quem nunca ouviu, porocure escutar a canção.

Nenhum comentário: