5/20/2008

Balada de John & Yoko (01)



Quando o sujeito fica famoso as lendas começam a aparecer. Foi o caso de John Lennon. Boatos diziam que o ex-Beatle, antes de ganhar muito dinheiro, morava num bairro miserável da zona portuária de Liverpool. Pura invenção. O compositor, cantor e guitarrista inglês morava numa casa confortável na Menlove Avenue, 251.
"...Depois que deixei de viver em Penny Lanne, mudei-me para a casa de minha tia, nos subúrbios de Londres, um lugar simpático, meio isolado, com um jardim e médicos e advogados (morando na mesma localização) - Não exatamente a promíscua imagem de miséria que todas as histórias sobre os Beatles haviam projetado...". Foi a famosa Tia Mimi, que era casada com um senhor chamado George, quem deu os primeiros instrumentos musicais ao sobrinho que um dia ficaria famoso no mundo inteiro: um belo violão e um banjo. Foi a iniciação de John Lennon na música.
John Lennon e sua mãe Julia Stanley
John deveria se chamar John Stanley Lennon, mas como seu pai Alfred Lennon resolveu prestar uma homenagem a Sir Wiston Churchil, batizou o filho com o nome de John Winston Lennon. John nasceu em 09 de outubro de 1940, às 18:30 horas, no Liverpool Maternity Hospital. O casamento entre Alfred e Julia Stanley foi desfeito em 1942, quando ele abandonou a família e se mandou pelo mundo (ele era marinheiro), regressando em 1945. Julia não quis mais saber do ex-marido e havia entregue o filho John para ser criado por sua irmã Mimi. Certa feita Alfred tirou John Lennon da casa de Mimi e o levou para Blackpool. Seus planos incluiam levar o filho com ele para a Nova Zelândia. Mas, a mãe do garoto chegou, acabou a festa e devolveu o filho para a irmã cuidar.
Lennon e sua primeira mulher, Cynthia Lennon

Na vida de John Lennon só três mulheres foram importantes para ele: Tia Mimi, Julia Stanley e Yoko Ono. Com relação a sua primeira mulher, Cynthia Lennon, com quem casou quando ainda não era famoso, e que lhe deu o primeiro filho Julian Lennon, ele não falava muito sobre ela. Sua mãe era especial para ele, principalmente por ter uma mentalidade aberta para o novo. Uma vez John foi visitar sua mãe e ela estava no maior embalo dançando ao som da música Rock Around The Clock, de Bill Halley and the Comets:"Este é o rei da música!", disse ela a John.
Quanto a Yoko Ono ele simplificou todo o seu amor por ela: "...Eu começava a querer sair, mas quando se conhece Yoko é como conhecer a primeira mulher de sua vida. Deixam-se os companheiros de bar. Não se vai mais ao futebol. Nem jogar sinuca. Nós nos casamos três anos depois...". Quando Lennon se separou por um ano e seis meses de Yoko, não aguentou a barra e ligou para ela: "não estou gostando disso. É uma enrascada. Gostaria de voltar para casa...Por favor!", implorou o artista.
PENSAMENTO
"Quando você tem 16 anos, está certo ter companhias e ídolos masculinos. É a coisa da tribo, do grupo, tudo bem. Mas, quando você faz isso aos 40, significa que, na cabeça, você não passou dos 16".

Nenhum comentário: