5/23/2008

Ringo, livre, leve e solto em 2008

Ringo em janeiro de 2008, no lançamento de seu CD Liverpool 8

Riichard Starkey, o Ringo Star, que se tornaria famoso por tocar nos Beatles, tinha tudo para ser um fracassado. Morava com a mãe Elsie Starkey e o padastro Harry Greves num bairro pobre de Leverpool. Ringo teve sérios problemas de saúde durante sua infância e passou num total de três anos internado em hospitais de Liverpool. A situação foi tão crítica que ele, aos 15 anos, mal sabia ler e escrever devido ao atraso na escolas por faltar as aulas.
Mas isso não impediu que ele, aos 17 anos, formasse sua primeira banda com o amigo Eddie Clayton, a The Eddie Clayton Skiffle Group, se apresentando na própria cidade de Liverpool. Dois anos depois, aos 19 anos, juntou-se ao conjunto Kaving Texas, que tinha como cantor Roy Storm. Depois, a banda passou a chamar-se Roy Storm and the Hurricanes, com o baterista adotando o nome artístico de Ringo Star e fazendo uma turnê com o conjunto pela cidade de Hamburgo, na Alemanha, em 1960. Paul McCartney, John Lennon e George Harrison foram três dos espectadores que assistiram diversas vezes os shows da Hurricanes. Um jovem Ringo, em 1964
Quando Peter Best foi dispensado dos Bleatles por Paul e John (eles não gostavam do temperamento explosivo de Best), Ringo foi o escolhido para ser o mais novo integrante da que se tornaria a banda mais famosa do mundo. Durante toda a sua carreira nos Beatles, ele foi severamente criticado por outros músicos, que diziam ser ele um baterista fraco e sem técnica. Ringo respondeu da seguinte forma: "Dizem que eu não toco muito bem, mas sou o baterista da melhor banda do mundo...Logo sou o melhor baterista do mundo". Pois é, e Ringo tinha razão. Quem não queria ser o baterista de uma certa banda conhecida como The Beatles?
"Ringo era um astro em Liverpool. Um baterista profissional que cantava e executava, tinha o conjunto Ringo Startime, um dos melhores da Inglaterra. O talento de Ringo desabrocharia, de uma forma ou de outra - como ator, baterista, cantor, não sei. Havia algo de promissor nele e ele teria despontado com ou sem os Beatles. Ringo é um demônio de baterista. Não é tecnicamente bom, mas penso que a bateria de Ringo é subestimada", disse John Lennon, certa vez.
PENSAMENTO
"Não podemos deixar de agradecer à CIA e ao Exército pelo LSD. Eles inventaram o LSD para controlar as pessoas e o que nos deram foi a liberdade". (John Lennon)





Nenhum comentário: