9/29/2008

Cyndi Lauper: 25 anos de carreira




Cyndi Lauper em dois momentos: no palco em um de seus shows e em julho de 2008, na parada gay de San Francisco, na California.

A cantora pop americana, Cyndi Lauper está completando 25 anos de carreira solo e tem 55 anos de idade. Nasceu em Nova Iorque, no dia 22 de junho de 1953 e foi batizada com o nome de Cynthia Ann stephanie Lauper Thorton. Tão famosa quanto Madonna, mas com um visual escrachado, a moça fez sucesso ao longo dessa década e meia de atuação nos shows e nos discos.
Antes de começar a carreira individual, Lauper se lançou no mundo artístico com a banda Blue Angel, tendo gravado o primeiro álbum em 1980. Porém, o grupo se teve vida curta e logo se acabou. Ciyndi Lauper continuou tentando seguir individualmente, e só aos 30 anos de idade é que conseguiu o seu tão sonhado disco solo, She's So Unusual, em 1983, que lhe deu notoriedade no mundo inteiro, e o single do álbum, Just Want To Have Fun, atingiu o topo da parada, se tornando um hino para a geração MTV.
Não é por menos que, em 25 anos de carreira solo a cantora lançou onze álbuns, sete coletâneas e 31 singles, alcançando a marca invejável de 66 milhões de discos vendidos entre álbuns e singles. Seu segundo trabalho a tornou uma das estrelas da canção pop. Time After Time atingiu o primeiro lugar nas paradas. Ousada, ela gravou também a comentada e cultuada She Bop, uma música sobre a masturbação feminina, e com isso foi idolatrada pelas fãs espalhadas pelo mundo. Com isso, em 1984, ganhou seu ambicionado Gremmy como Cantora Revelação. Aos 31 anos de idade o prêmio parece ter chegado bem tarde, mas não para ela, que vem fazendo uma carreira sólida com sua voz de extensão de quatro oitavas, sendo considerada uma soprano leggero.
Para quem não sabe, Lauper foi a primeira cantora no mundo a emplacar cinco hits na parada da Billboard. Em 1985 ela participou do filme Os Gonnies, que tinha duas canções suas, The Goonies 'r' Good Enough e What a Thrill. As duas composições também chegaram às paradas de sucesso, comprovando e legitimando o seu talento como cantora pop. Para quem está lembrado Cyndi Lauper apareceu no vídeo e disco We Are The Word, para ajudar as crianças carentes da África. Mas foi no ano de 1986 que finalmente a artista escreveu seu nome definitivamente na música pop internacional com a gravação de True Colors, que se tornou um grande sucesso.
Como vai Cyndi Lauper atualmente? Vai muito bem, obrigado. Acaba de lançar um novo álbum com canções inéditas, Bring Ya To The Brink, em parceria com os melhores produtores de dance music, e no mês de julho de 2008 apareceu na parada gay de San Francisco, na Califórnia. Enquanto isso, ela está empenhada na sua turnê True Colors Tour 2.

PENSAMENTO MUSICAL
"...Se perto estou do meu peito. Muito mais do meu gemido. Do frio aqui contraído. entre a cama e o cobertor". (Carlos Fernando-Geraldo Azevedo)

2 comentários:

Mary Miranda disse...

Olá!
Gostei muito do seu blog!
Realmente vc pesquisa bem para escrever, o q é de suma importância para um bom texto.
Cyndi Lauper é demais!!!!
Infelizmente o seu reconhecimento nunca foi à altura de sua magnitude.
Mas ainda não é tarde para que nós possamos reverenciá-la.
Um abraço!

rogeryolauper disse...

oi! em 2008 era 25 agora já são 28 anos, e 70 milhões de cd´s vendidos e 10 milhões de singlês, ela e espetacular e a melhor cantora do mundo, simples , humilde, solidária,diva brejeira, caridosa! cyndi já ganhou todos os premios da música, copiada até por madonna. nei prejudicada pela sony ela não deixou de arrassar nas décadas de 80 e 90 e atual,rogério,at last,2003.