7/29/2008

Iggy Pop: Eu sou uma mulher de verdade


Abaixo a capa de um compacto simples da primeira banda de Iggy Pop que está na extrema direita. Ao lado o artista em uma de suas performances atualmente

James Newell Osteberg, o Iggy Pop, nasceu em Muskegon, Michigan, nos Estados Unidos da América, no dia 21 de abril de 1947, e logo cedo se interessou pela música. De uma criança tímida e introvertida ele se tornou um dos cantores mais performáticos da música pop. Começou tocando bateria na banda de sua escola ainda quando era um garoto, e chegou a gravar um single.
Em 1967, porém, ele tornou-se o líder e vocalista da banda Stooges, e suas apresentações nos shows levavam o público ao delírio. Sempre nu da cintura para cima, fazendo acrobacias antes inimagináveis, cortando-se com pedaços de vidros, melando-se com pasta de amendoim, e jogando-se sobre a platéia, tornou-se imediatamente o centro das atenções e um dos ícones do rock mundial. Os Stooges surgiram em 1967, tendo na formação o guitarrista Scott Asheton (bateria), Ron Asheton (guitarra), e Dave Alexander (baixista que depois deu seu lugar a James Williason no segundo álbum do conjunto). A banda, elogiada pela crítica e por um público cada vez mais sedento das performance de Iggy, durou cinco anos. Com o fim do grupo e depois de ter entrado pesado nas drogas, o vocalista resolveu seguir carreira solo. Não antes de se internar numa clínica de reabilitação para se livrar do vício que quase o leva à loucura.
Para conseguir segurar a barra de sua carreira e ter as chances que bem merecia, Iggy Pop contou com a ajuda de seu amigo David Bowe, que em 1977 produziu dois álbuns, The Idiot (em março) e Lust For Life (em setembro). Os dois discos chegaram às paradas, mas para dar uma ajuda mais substancial ao amigo, Bowie o convidou para abrir seus shows na turnê que faria. Foi o que bastou para a público conhecer aquele jovem, sem camisa e musculoso, interpretar suas canções de forma visceral.
A banda The Stooges teve uma passagem meteórica, mas marcou e destacou o nome de Iggy Pop, tornandou-o um ícone cultural das últimas décadas. Quem ainda não ouviu falar de Iggy Pop e seu jeitão meio maluco de se apresentar nos palcos de todo o mundo? A história está ligada a um show da banda de Jim Morrison, The Doors, em Chicago. Quando James Osteberg assistiu ao espetáculo voltou para o seu Estado e mudou o nome para Iggy Stooges. Montada a banda Pop tornou-se o centro do vulcão nos palcos, gritando, se contorcendo e fazendo mil peripécias , premiando seu público com as controvertidas apresentações, e assim tem sido assim até os dias de hoje. Não é por menos que Iggy Pop é considerado um inovador do punk-rock e do rock de garagem.
Homossexual declarado, Iggy Pop lançou seu mais recente álbum em 2007, The Weirness, e voltou com a antiga banda para uma longa turnê em 2008, a The Stooges Wirdness Tour.
Sua escandalosa declaração, que saiu em quase todas as revistas e jornais do mundo, não prejudicou em nada sua carreira: "Eu vi todas mulheres e vou te contar: sou mais mulher que qualquer uma delas. Sou uma mulher de verdade porque sou dependente, gentil e tenho o poder de dar amor de verdade. Por que você acha que um homem forte como David Bowie estava perto de mim?Ele é um homem de verdade e eu sou uma mulher de verdade como Catherine Deneuve".

PENSAMENTO
"Não sou bissexual. Aquilo foi apenas uma mentira. Eles me deram aquela imagem, então eu a mantive por alguns anos. Eu nunca pratiquei algo bissexual na minha vida, no palco, em discos ou em qualquer lugar". (David Bowie, em 1978, desmentindo uma declaração de 1972)

Nenhum comentário: