7/18/2008

Jani Joplins: "Faço amor com a platéia"



Janis Joplin era uma mulher branca, com o rosto cheio de espinhas, baixinha, riponga, mas cantava blues, soul e rock com voz de uma cantora negra. Com isso conquistou fãs do mundo inteiro. Mas a moça sofria por não ter um amor verdadeiro. "Durante os shows eu faço amor com a platéia. Depois eu volto para o hotel e vou dormir solitária", disse ela, certa vez, desabafando sua depressão no auge da solidão.
Para suprir a ausência de amor, Janis Joplin bebia e fumava excessivamente, e também se entregava às drogas pesadas, numa mistura letal para a sua saúde. Morreu de overdose de heroína no dia 04 de outubro de 1970, em Los angeles, Califórnia, aos 27 anos de idade. Suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico, e Jani não viu o seu último álbum Pearl ser lançado. O disco só chegou às lojas seis meses depois. A vida da cantora foi retratada no filme The Rose, com a atriz Bette Midler fazendo o papel de Janis joplin.
No ano de sua morte ela esteve no Brasil no mês de fevereiro, época de carnaval, numa inútil tentativa de se livrar do vício da heroína. Ficou hospedada no Copacabana Palace, fez topless, embriagou-se, nadou nua na piscina do hotel, e quase foi presa pelas suas atitudes consideradas fora do normal. Foi convidada para desfilar numa escola de samba e, antes de voltar para os Estados Unidos, teve relação com o insípido "roqueiro" brasileiro Serguei e com um turista alemão, ao mesmo tempo, numa praia do Rio de Janeiro.

Solitária depois de um show
Hoje Janis joplin é lembrada por sua voz marcante, com as cordas vocais defumandas pelo tabaco dos cigarros que fumava, e pela escolha do repertório, soul, blues e rock, com letras quase sempre falando da dor e perda. Pena que ela não tenha o reconhecimento do público como deveria, e que os jovens de hoje tenham pouco conhecimento da obra da cantora americana. Em sua curta carreira, de l967 a 1970, Janis lançou quatro álbuns, com o último sendo póstumo. Ela também ficou conhecida pela extravagância nas indumentárias e no modo de se vestir. Infelizmente, para ela e para seu público, as drogas foram mais importantes que sua carreira.




PENSAMENTO POÉTICO
"Nua diante do espelho. A imagem invertida me faz parecer real. Se o sou realmente, por que não me sinto viva então?". (Karla Karenina)

Nenhum comentário: