7/11/2008

Siouxie Sioux: "A rainha gélida do rock"

Siousxie Sioux foi punk, pós punk, new wave e enveredou pelos caminhos do rock alternativo. Já namorou o famoso Sid Vicious quando este tocou por um tempo na banda Siousxie & The Bachees, e foi "carimbada" pelo crítico de música inglês Simon Reynolds como a " rainha gélida " do rock. Mas, se o público esperava grandes escândalos por parte da moça que começou a vida trabalhando como modelo vivo da vitrine da loja da famoso estilista punk Viviane Westwood, ficou decepcionado.
Na realidade ela é uma grande intérprete com sua voz suave e veia artística herdada do pai alcoólatra, que morreu quando Souxsie tinha 14 anos de idade. Mais nova de três irmãos, ela nasceu Janet Susan Balion, em Bromley, ao Sul de Londres, em 1957. Durante sua adolescência ela começou a se aprofundar nas músicas que rolavam, e curtia nomes como David Bowie, Lou Reed. T Rex e The Stoogs. Como toda jovem que se presa não deixou por menos e fraquentou clubes e boates londrinas.
Susan Balion chamava a atenção pelas ruas e clubes londrinos pela maneira de se vestir. Adorava usar camisetas com palavrões e imagens sexuais, além de correntes e acessórios sadomasoquistas. Foi ela quem lançou o estilo de usar lápis preto delineador nos olhos, fazendo a moda que influenciou os punks e os góticos. Porém, sua entrada no mundo musical aconteceu quando ela integrou o Bromley Contingent, um grupo de jovens fãs do Sex Pistols, e do qual também fazia parte Billy Idol e seu amigo Steven Severin, com quem ela fundou a banda Siouxsie & The Bashees. Sua primeira apresentação como vocalista do Souxsie aconteceu durante duas noites do mês de setembro de 1976 no Punk Rock Festival, no 100 Club's, com produção da Malcom Mc Laren.
A banda Siuoxsie & The Bashees

Como todos sabem, ela namorou Sid Vicious quando ele fez parte do Siuuxsie & The Bashees. Mas foi um caso tão rápido quem nem deixou marcas, e Vicious continuou virgem, perdendo-a para Nancy Spungen. O Primeiro disco da banda foi gravado em 1978, o álbum The Scream (a banda terminaria em 1996, e ela adotaria desde o início o nome artístico Siouxsie Sioux), que gradou ao público e aos críticos. Com isso, a moça ganhou um Grammy de Artista Revelação. Nada mal para aquela moça que antes chamava a atenção de todos pelo jeito chocante de se vestir. ainda em 1981, ela e o baterista e percussionista Peter Edward Clarke, o Budgie, formaram a banda paralela The Creature. A convivência em palco e nos hotéis foi tão bom que os dois terminaram se casando em 1991. Enquanto não chegam novas notícias (dizem que os dois se separaram), o casal, que tem a mesma idade, mora numa fazenda num vilarejo do sudoeste francês, e lá construíram um estúdio e criaram o selo fonográfico Sioux Records. A sua música Hong Kong Garden fez parte da trilha sonora do filme Marie Antoinette, de 2006. Em setembro do ano seguinte a cantora lançou o álbum Montaray, e para não passar em branco, em 2005 ganhou o prêmio Icon Award. Uma prova que não precisa escancarar para se ter uma carreira digna e de sucesso, sem precisar apelar para os escândalos e envolvimento com as drogas.

PENSAMENTO
"Tenho incríveis perdas de memória sobre os anos 70. Por exemplo: não consigo lembrar nada, nada, do que aconteceu em 75 (1975)". ( David Bowie)

Nenhum comentário: