8/02/2008

Lou Reed: "O punk está mais vivo do que nunca"

Lou Reed, ao lado em recente entrevista no auditório do Austin Convention Center, este ano, e abaixo na década de 1970

Lews Allen Reed, mais conhecido como Lou Reed está com um pique de fazer inveja. Aos 66 anos está fazendo turnê para comemorar os 35 anos de lançamento do álbum Berlin. Este mês ele fez um de seus shows no Teatro Cervantes, em Málaga, Espanha, levando o público ao delírio.
Nascido em dois de março de 1942, no Brooklyn, Nova Iorque, nos EUA, Lou Reed, que foi um dos vocais solo da banda Velvet Underground, e influenciou artistas do quilate de David Bowie, Iggy Pop e o conjunto New York Dolls. Para muitos ele é o pai da música alternativa e poeta das esquinas de Nova Iorque, pois algumas de suas canções falam dos que transitam por lá.
Lou Reed é um artista sem papas na língua. Diz o que lhe vier na cabeça, e por isso mesmo tornou-se uma figura polêmica. Para variar, deixou meio mundo curioso com relação à sua vida particular quando descoloriu o cabelo e passou um bom tempo vivendo com um travesti. Inclusive, para não fugir às regras da época do sexo drogas e rock'n'roll, esteve internado devido ao seu envolvimento com drogas pesadas. Fã declarado de Edgar Allan Poe, James Joyce e Raymond Chandler, a quem fez referências no álbum The Blue Mask, de 1982, ele continua sua carreira com o entusiasmo de um adolescente, e dá a receita: "Nunca ouça suas coisas antigas. Se você faz isso, então não é mais um músico. Você é somente um idiota nostálgico auto-insatisfeito que não está mais interessado em inventar nada". Paradoxalmente Lou Reed saiu em turnê este ano para comemorar um disco lançado há 35 anos.
Incansável, o roqueiro agora está apresentando um programa na Rádio Satélite Sirius, semanalmente, batizado de Lou Reed's New York Shoffler. É um programa no formato livre e sua estréia aconteceu no dia 17 de maio de 2008 com grande índice de audiência. "Há anos sou fã da rádio eclética, como a rádio FM do passado, quando era possível ouvir estações tocando música de todos os tipos, desde o rock até o country, jazz e ópera. Vamos tentar levar aos ouvintes da Sirius sons de todos os cantos do mundo", disse ele, na véspera da estréia de seu programa.
Haja comemoração do álbum Berlin. Recentemente aconteceu a estréia do filme Lou Reed's Berlin, de Julian Schnabel, um documentário filmado em 2006. Mas segundo o cantor, poeta, compositor e instrumentista, o disco Berlin "simboliza e sintetiza o final de uma fase horrível na minha vida, que começou logo após o final do Velvet Underground". Apesar de estar numa rádio, Lou Reed detona a era digital: "A cultura digital tornou mais fácil fazer coisas péssimas". Ao longo de sua carreira, Reed lançou doze discos com o Velvet Underground e 27 álbuns solos, sendo que oito discos foram gravados ao vivo.

PENSAMENTO
"O espírito punk sempre vai existir, porque esse tipo de força jovem só tem duas opções: a música ou a cadeia. O punk está mais vivo do que nunca"(Lou Reed)

Nenhum comentário: