8/06/2008

Elvis Presley, o maior de todos os tempos




Elvis Presley em dois momentos de sua vida. Quando ainda era um jovem sonhador e no final, gordo e doente.






Ele foi um dos mais belos homens de seu tempo. Além do carisma natural Elvis Presley tinha uma voz excelente, ótima postura em palco e sabia explorar como ninguém toda sua sensualidade, ganhando assim fãs nos quatro cantos do mundo. Não é à toa que ainda hoje seus covers e imitadores fazem questão de manter a chama acesa em convenções anuais, participando de festivais interpretando Elvis Presley e tendo assegurado os "15 minutos de fama". Elvis Presley nasceu em East Tupelo, no Mississipe, nos EUA, no dia oito de janeiro de 1935, no berço de uma família muito pobre. Filho de Vernon e Gladys Presley, teve um irmão gêmeo que morreu pouco depois do parto, deixando um Elvis impressionado com a ausência do irmão.
Conhecido como Elvis The Pelvis pela sua maneira extravagante de dançar e requebrar nos shows, ele deixou um lagado musical que ainda hoje torna-o o maior vendedor de discos de todos os tempos, vendendo cerca de dois bilhões de cópias em todo o mundo. Mas o seu carisma artístico não se deteve apenas na bela aparência, mas também pelo timbre de sua voz, principalmente na maturidade. Por isso foi considerado o melhor cantor do Século XX. Ainda hoje, mesmo depois de morto, Elvis é embatível, e não tem substituto.
Ele foi e ainda é um dos maiores ícones da cultura popular mundial. O Rei do rock gravou dezenas e dezenas de hits que ficarão na história da música. Presley também foi galã de cinema, mas para quem gosta daqueles filmes musicais melosos produzidos para engordar a sua conta bancária e a do seu esperto empresário "Coronel" Tom Parker.
Dezenas de filmes foram rodados tendo Elvis como principal participante. Geralmente eram musicais onde o rapaz bonito se metia em encrencas e no fim ficava com a mocinha. Filmes tolos mas que não chegaram a abalar a seu prestígio.
Sua grande virtude somada à sua beleza física foi o seu alcance de voz, que atingia, segundo os especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor pop. Com isso Elvis Presley conquistou o mundo, sem no entanto fazer uma turnê fora do eixo EUA-Hawaí-Canadá. No fim da carreira, excesivamente gordo, se acostumou em se apresentar nos cassinos de Las Vegas, e diga-se de passagem, tudo isso forçado pelo manager Tom Parker, que explorou o artista até quando pôde, sobrevivendo ao cantor.
Mas a verdade é que 31 anos depois de sua morte Presley continua the best, pois é detentor do maior número de hits nas paradas do mundo inteiro, tornando-se um recordista de vendas de discos. Elvis vem de ascendência escocesa por parte de seu pai Vernon, que viu seu filho participar de um concurso de novos talentos na Feira Mississipe-Alabama, faturando o segundo lugar e cinco dólares como prêmio. Com isso, o bonitão e mulherengo Vernon resolveu comprar um violão para o garoto.
Como era filho de uma família muito pobre, Elvis começou a trabalhar cedo, primeiro como lanterninha de um cinema e depois como motorista de caminhão para ajudar no orçamento da casa. Nas horas vagas costumava se distrair tocando seu violão e cantando músicas gospel, além do blues que ele costumava ouvir no velho rádio de sua casa. Em julho de 1953, aos 18 anos, gravou seu primeiro disco experimental no Memphis Recording Service, uma filial da Sun Records. Dizem que esse disco ele deu de presente para a sua mãe Gladys, já que era o dia de seu aniversário.
Pouco tempo depois ele voltou aos estúdios a pedido de Sam Phillips, dono da Sun Records, que lhe pediu para gravar músicas countrys e as que Elvis quisesse. Depois de um bom tempo de gravação, Phillips não ficou satisfeito com o resultado e pediu um tempo para almoçar. Os músicos, Elvis Presley e a secretária ficaram nos estúdios (ela no aquário da técnica). Foi então que o jovem Elvis Presley, descontraído, pediu para que o conjunto acelerasse o beat de That's All Right Mama, transformando assim, um blues em rock'n'roll. Quando Sam Phillips voltou, a secretária mostrou a gravação do improviso. Phillips arregalou os olhos e pediu para que ela aumentasse o som: "Meu Deus!, disse ele. "Encontrei um branco com a voz de um negro!". Foi o bastante para que as gravações fossem retomadas e o produtor pediu a Elvis e aos músicos que fizessem a mesma coisa que tinham feito na sua ausência. O resultado foi um disco com That's All Right Mama de um lado e Blue Moon Of Kentuck do outro. Elvis Presley e Sam Philips estavam com o mapa da mina nas mãos. As duas canções invadiram as rádios e os lares dos americanos. Os negros aceitando tudo por pensarem se tratar de um outro negro cantando. Já os brancos não estavam nem aí, pois o importante para eles eram as músicas que lhes faziam dançar.Elvis Presley tornou-se um ídolo em pouco tempo de costa à costa dos Estados Unidos, chegando a suplantar o então maior ídolo dos americanos, Frank Sinatra, simplesmente denominado de A Voz. Mas, se por um lado a juventude adorava seu ídolo, os pais simplesmente execravam aquele rapaz topetudo, de violão em punho e disparando seus sucessos e os sucessos dos outros, mas de uma forma tão irreverente que a igreja via no Rei do Rock uma espécie de êxtase sexual nos palcos. Na verdade era isso mesmo. As garotas molhavam as calcinhas e Elvis fazia um amor imaginário com todas elas.
Apesar de tudo correr bem e o dinheiro entrar na conta de Elvis e do "Coronel" como uma torrente, o cantor foi aconselhado pelo empresário e deixar tudo de lado e servir o Exército, como uma espécie de exemplo para a juventude rebelde. Elvis aparou os cabelos, vestiu o uniforme e foi para a Alemanha (nesse período passou a consumir anfetaminas para evitar o sono durante a guarda), não sem antes sofrer o maior drama de sua vida: Gladys, que era alcóolatra, havia morrido de um ataque fulminante do coração. Naquele momento, paradoxalmente à sua dor, o artista era o maior ídolo mundial de todos os tempos.

Elvis Presley era viciado em drogas? Cheirava cocaína? Usava heroína? Fumava maconha? Não. Nesse ponto Elvis era careta, mas consumia uma quantidade imensa de remédios prescritos pelo Dr. George Nickopoulos (era Elvis quem exigia, lógico). Ele perdeu o controle no início da década de 1970, quando era fissurado em leitura de bulas. Porém, sua angustia tinha uma razão de ser: tinha problema no cólon (deslocamento) que lhe causava dores horríveis, além de estar com um sério problema no fígado devido ao excessivo consumo de todo o tipo de comprimido, em Memphis, no Tennessee, na sua mansão, deixando viúva Priscilla Presley e órfão Lisa Marie Presley, que então contava apenas nove anos de idade. Elvis Presley morreu no seu banheiro particular.

PENSAMENTO
"No dia em que tiver em minhas mão um cantor branco com a voz de um negro, eu ganharei um milhão de dólares " (Sam Phillips, que realmente teve seu um milhão de dólares ao vender o passe do Rei do Rock para uma poderosa gravadora multinacional)

2 comentários:

Anônimo disse...

QUE BOM!!! Muito bom encontrar, comentários VERDADEIROS sobre a vida de Elvis, muita gente ''que nada sabe sobre sua história'', fica escrevendo ABSURDOS sobre ele, ele 'NUNCA USOU NENHUMA DROGA ILEGAL', apenas, 'como toda criatura' tinha seus problemas, de ordem física e emocional, MAS ''QUERENDO AJUDAR'' POIS TINHA UM NOBRE CORAÇÃO, USOU SUA POPULARIDADE, PARA FAZER UM APELO AO PRESIDENTE, visando o não consumo de drogas pela juventude, e em razão disso, 'FICAM PIXANDO SEU NOME ATÉ HOJE'. Parabéns colega meu e-mail é: alexsoares777@hotmail.com

::::FER:::: disse...

Faz pouco tempo que comecei a me interessar por Elvis Presley, um amigo me ensinou a gostar...