4/08/2008

Viana Lorax: misturando as bolas

Viana, todo de preto, na Asteróide
O que tem em comum as bandas Asteróide B 612 e a Volver? As duas são pernambucanas? Lógico que pertencem ao mesmo Estado que revelou tantos conjuntos bons que se revelaram para o Brasil. Mas, o que a Asteróide e a Volver têm mesmo em comum é o compositor, designer gráfico, poeta, cantor performático, guitarrista e baterista Viana Lorax (ufaaa! O cara é demais).
Eu, por acaso, liguei a televisão e captei a Tv Jornal, que apresentava o programa Interativo. Pois é! Eis que eu vejo a banda Volver, com quem? Com Viana na bateria. Eu pensei que fosse a rapaziada da Asteróide com o rosto diferente. Pois a música que a turma tocava me fez lembrar,na abertura da música, o Fantasma Elétrico da B 612. Lembrou não. É igual. Proposital. Viana está misturando as bolas até nas entrevistas.
Viana, de camisa branca, na Volver

Verdade que a banda me lembra também Los Hermanos. Até aí tudo bem. Lembrar não é pecado. Porém, na hora da entrevista o Viana Lorax falou as mesmas coisas que disse durante uma entrevista da Asteróide. Ou seja, eu pensei que eu estava ficando le-lé da cuca. Ele falou da banda Ave Sangria e disse que os Silver Jets era uma banda de rock'n'roll. Errado, meu caro amigo. The Silver Jets era uma banda da pré-Jovem Guarda e ainda por cima brega. Falei?
Tocar em duas bandas tudo bem. Na Asteróide toca guitarra, compõe, canta e faz o diabo à quatro. Na Volver Viana toca bateria... De uma forma cafofa. Mas dá para o gasto. Já dizia o filósofo Adamastor Palhinha: "Uma coisa é uma coisa. E outra coisa é outra coisa e vice-versa". Ô lasqueira!

PENSAMENTO MUSICAL
"Tanto te quiero que pienso.Sim saber lo que pensado.Nos acariciamo' y luego solo sé que yo te amo. Es un amor que nació profundo. limpio comose vê la Nevada. De misterio está lleno el mundo. No sé que sentirá tu alma...Pa`que cantar al sufrimento. Cuando el amor sufrir no deja". (Freddy Molina)

Um comentário:

Zeca Viana disse...

Hahahahah! muito bom o post, na verdade eu não mudo de personalidade de uma banda pra outra (tipo esquizofrênico), sempre sou eu mesmo; como músico e pernambucano sempre que aparece a oportunidade de falar acho muito importante lembrar do nosso rico passado musical e dizer que aqui desde muito existe música boa (você mais que ninguem sabe disso), apesar da tv e do rádio estarem tomados pelo brega-putaria. Bem eu tenho o compacto do Silver Jets e pra mim não dá pra classificar a banda de pré-Jovem Guarda se quando a banda foi formada não existia a Jovem Guarda, é o mesmo que dizer que o Tempo Nublado é pré-mangue bit só por que veio antes; mas entendo sua colocação e a respeito. Já ouvi o próprio Reginaldo Rossi falando que eles curtiam rock (Beatles e afins) na época. Enfim, mas no final das contas eu esteja realmente trocando as bolas, por que afinal, sei que eu e você preferimos a lógica dos loucos, dos poetas, dos metafísicos do que a lógica do funcionário público! Um grande abraço e continue mandando bronca no blog, estou sempre ligado!