10/09/2008

Rock'n Roll: Quando tudo começou (01)



Hank Williams (abaixo), um dos precursores do rockabilly e Chuck Barry, o barra pesada do rock'n roll.

O rock'n roll foi o divisor de águas da música pop internacional. Sua história começou nos anos 1930, quando o blues, com suas raízes negras se transformou no rhythm and blues que, conseqüentemente viria a se transformar no rock. Foi um compositor, instrumentista e cantor chamado Hank Williams, que começou tudo. Nascido no Alabama, ele teve a maior importância para a música country. Antenado no som dos negros introduziu no gênero estratégicas musicais, tirando-o do gueto em que se encontrava para projeta-lo no pop nacional. Por isso Hank Williams é considerado um dos precursores do rockabilly, que foi revivido nos anos 1960 por bandas de rock como Beatles e Rolling Stones. A causa? A música Move It Over.
Coincidentemente, aos 29 anos, Hank Williams sofreu um ataque cardíaco fatal em 1953, justamente na mesma época que Elvis Presley, considerado posteriormente o Rei do Rock, entrava pela primeira vez num estúdio de gravação. Mas, o caldeirão das bruxas vem da alquimia da música negra. No primeiro ano da década de 1950, o cantor e saxofonista Jackie brenston (ao lado) gravou o hit Rocket 88, considerado o primeiro rock'n roll registrado em disco.
Depois foi a vez de Rufus Thomas, músico e disc-jóquei de Memphis gravar Ain't Gonna Be Your e Hound Dog (que Elvis lançaria com grande sucesso internacional no ano de 1956. Foi então que rock'n roll começou a levantar a poeira e tomou o seu rumo com Fats Domino, Guitar Slim e Lloyd Price, de Nova Orleans, juntamente com Johnny Ray, Eddie Boyd e uma dezena de cantores negros e brancos.
Foi assim que o rock, nos seus primórdios, começou a conquistar o mundo. De Memphis vieram Jerry Lee Lewis, Elvis Presley e Carl Perkins. de Los Angeles, Ray Charles, Little Richard e Edie Cochran. De Phoenix, Duane Eddy. De Nashiville Gene Vincent, The Everly Brothera, Johnny Cash e Roy Orbison. De Chicago Bo Diddley e Chuck Barry. De Detroit, Del Shannon, Johnny And The Hurricanes. De Nova Iorque, The Drifters, Carole King e Neil Sedaka. Do Texas, um dos grandes nomes do emergente rock'n roll, Buddy Holly, que deu uma conotação mais refinada ao novo estilo.
Gene Vincent And The Blue Caps e The Everly Trothers (abaixo)









PENSAMENTO

"O Diabo é o pai do rock. Foi ele mesmo quem me deu o toque" (Raul Seixas)


Abaixo, Eddie Cochran e Jerry Lee Lewis

Nenhum comentário: