10/24/2008

Biografia de Bill Graham

Capa do livro lançado nos Estados unidos e no Brasil


Ele foi um dos grandes nomes do rock. Foi o homem que, como empresário e produtor, transformou o rock em negócio bem feito, inclusive descobrindo talentos que surgiram na década de 1960, entre eles a inesquecível Janis Joplin. Ele também trabalhou com os grandes astros do gênero como Led Zeppelin, Rolling Stones e Jeferson Airplane, só para citar apenas estes três nomes. A biografia Bill Graham Apresenta; Minha Vida dentro e Fora do Rock, lançada no Brasil pela Editora Barracuda, de autoria do próprio Graham em parceria com Robert Greefield, torna-se uma leitura obrigatória para quem gosta de rock e para aqueles que admiram uma figura como Graham, um judeu nascido na Alemanha em 1931, já quando o nazismo imperava.
Não aguentando a barra pesada da guerra na Europa, Bill Graham fugiu para a França em 1939, e de lá foi mandado para os Estados Unidos no ano de 1941. O início foi difícil para ele, que viveu com uma família adotiva no Bronx e trabalhou como garçon nos grandes hotéis de Catskills, em Nova Iorque. Porém, quando descobriu sua verdadeira vocação no início dos anos 1960, em São Francisco, na California, tornou-se um dos maiores empresários de rock de todos os tempos. Durante mais de três décadas ele teve participação atuante no seu Filmore West, no qual desfilavam os artistas que se transformariam em grande nomes da história do rock. Graham, um homem inquieto, vivia para o trabalho, assim participou do Trips Festival, Woodstock, Live Aid (concerto beneficente), e a turnê da Anistia Internacional. Além disso, trabalhou com grandes estrelas a exemplo de Bob Dylan e Carlos Santana, entre tantos outros que fazem parte de sua biografia. O livro é narrado por Bill Grahan e por gente que o conheceu muito bem: sua família, Keith Richards, Grace Slick, Jerry Garcia, Robbie Robertson, Eric Clapton e até o ator Peter Coyote. "Essa é a vida do criador da indústria do rock como conhecemos hoje, apresentada tal qual um show: rápido e furioso", escreveu muito bem a Assessoria de Imprensa da Editora Barracuda no release de apresentação da obra que está disponível nas melhores livrarias de todo o Brasil. O prefácio é apresentado por Pete Townshend: " Bill (Graham) juntou sua turma em volta de si para fazer sua apresentação, a maioria mais novos do que ele, e nos puxou para dentro daquele mundo de revolução no universo do show-business do rock, sempre em transformação, com a autoridade de um menino chefe de um grupo de escoteiros: mandão, mas ao mesmo tempo generoso", diz o ex-integrante de uma das maiores e melhores bandas surgidas nos anos de 1960, a famosa The Who. Vale conferir.
Bill Graham posa em frente ao Filomore West, que apresentaria shows das bandas Grateful Dead e Blue Brothers. Acima ele observa o auditório de sua casa de shows

Nenhum comentário: