1/13/2009

Roberto Carlos, Rei também na Bossa Nova


Interessante. Quando Roberto Carlos começou sua carreira, queria porque queria cantar Bossa Nova. Com a ajuda de Carlos Imperial (grande Carlos Imperial) gravou um compacto simples com duas canções de Bossa Nova. Chegou a cantar nas boates tradicionais, mas foi rejeitado pelos bossanovistas. Com aquela sua voz Roberto parecia uma cópia de o mestre João Gilberto. Além disso, Roberto vinha de uma família humilde.
Entre os bossanovistas que renegaram Roberto Carlos estavam Ronaldo Bôscoli (que depois, por ironia do destino trabalhou para RC), Carlinhos Lyra, Roberto Menescal e Nara Leão, entre outros não menos famosos que levaram a Bossa Nova para o mundo inteiro ouvir. Mas, um mestre João Gilberto, às vezes entrava na boate que Roberto estava cantando e ficava lá, escondido do público de Roberto, ouvindo-o cantar. E gostava. Um dia, interpelado pelos bossanovistas, João afirmou que gostava de Roberto carlos, que ele cantava bem. Todos ficaram de queixo caído. Afinal não era um qualquer que dizia que Roberto Carlos cantava bem Bossa Nova. Era João Gilberto, o criador da Bossa.
Ano Passado, comemorando os 50 anos de Bossa Nova, convidaram Roberto Carlos e Cateano Veloso para fazerem um especial interpretando canções bossanovistas. O resultado é que Roberto botou caetano no bolso. Interpretou as músicas como ninguém e segurou a herança para si. Roberto é um excelente intérprete. Não foi surpresa vê-lo à vontade cantando músicas de Tom Jobim e João Gilberto. O disco foi lançado. E o tom certo da Bossa Nova está na voz do eterno Rei da Jovem Guarda.

Nenhum comentário: