Ao lado e abaixo a deusa do rock
Grace Slick e Janis Joplin
Ela foi uma das vocalistas mais exuberantes do rock americano quando iniciou sua carreira na banda Jefferson Airplane, de São francisco, Califórnia. Grace Slick era idolatrada como uma deusa da beleza e da voz. Foi considerada por muito a musa do rock americano, e muitas cantoras se espelharam nela para seguir carreira. Mas, a deusa se envolveu com muitas drogas, incluindo LSD e se tornou uma alcoólatra.
Numa noite desastrosa de 1978, na Alemanha, já afundada no álcool e nas drogas, Grace não conseguiu se apresentar de tão bêbada. O público ficou agitado e quase que tem uma quebra-quebra no ginásio. Na noite seguinte a situação foi pior. "Quem ganhou a guerra?", gritava ela. "Nós perdemos a guerra?". O público alemão mais uma vez se enfureceu. Chapada, ela escandalizou a todos profanando e fazendo referências sexuais nas canções que interpretava. Naquele mesmo dia deixou a banda, mas terminou voltando mais uma vez. Porém, em 1988 ela deixou definitivamente a Starship, que já fora Jefferson Airplane e Jefferson Starship. Grace slick tinha, então, 48 anos de idade, uma veterana do rock, e resolveu se dedicar à pintura. Dez anos depois ela lançou sua autobiografia Somebody Love? A Rock And Roll Memoir. Tempos depois, em 2006, ela teve uma diverticulite e foi operada. Mas a operação deu errada, e ela mais uma vez voltou à mesa de cirurgia para corrigir o erro e fazer uma traqueostopia. Permaneceu em coma induzida por dois meses, e quando voltou a si, teve que aprender a andar novamente. Foi uma dura batalha, mas ela venceu. A deusa estava viva e firme para encarar a vida de frente.
Filha de Ivan W. Wing e Virginia Barnett, Grace nasceu em Evaston, Chicago, em 30 de outubro de 1939. Quando abandonou a faculdade no início dos anos 60, tornou-se cantora e modelo por algum tempo até entrar como vocalista na banda Jefferson Airplane, que foi o ponto alto de sua carreira. Nesse período teve um relacionamento com Jim Morrison, foi amiga de Janis Joplin e manteve um breve relacionamento com Jerry Garcia, do Grateful Dead. Mas sua filha China Wing Kantner, nascida em 1971, foi fruto de seu relacionamento com o músico Paul Kantner, também da Jefferson Airplane.
Hoje, uma velha senhora
Durante toda a sua carreira musical Grace Slick participou de várias bandas e as diversas formações da Jefferson Airplane. Depois, seguiu carreira solo e gravou algumas canções notáveis. Grace era uma excelente cantora e escolhia bem as músicas que iria interpretar. Mas em 2007, ela teve uma surpresa desagradável, a canção We Built This City foi escolhida como a pior de todos os tempos pela revista de rock Blender. Porém, o mais importante é que ela entrou para a história e a glória do rock, e hoje seu nome está no Hall da Fama.
PENSAMENTO
"Preferia perder meu melhor amigo ao pior inimigo. Para ter amigos, só é preciso boa índole; mas quando o homem não tem mais inimigos, certamente há algo desprezível nele". (Oscar Wilde)
6/27/2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
sou super fã da grace slick,juntamente com janis joplin as duas divas do rock!
Postar um comentário