11/29/2008

ABBA, um dos conjuntos mais amados do mundo

Quem diria. Sabe aquele conjunto que você acha brega até as lágrimas escorrerem pela face? Pois segundo o jornalista e crítico de música Luis Antônio Giron, da revista Época, o ABBA é atualmente a banda mais popular do mundo.
Quem diria que o quarteto sueco formado por Björn Ulveus, Benny andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Fria Lyngstad hoje é o queridinho de milhares de fãs espalhados no mundo inteiro. A cada minuto uma das músicas melosas do ABBA toca nas rádios ou nas pistas de dança. As canções do ABBA (nome formado pelas iniciais dos seus integrantes) estão nas emissoras de rádio, clip de TV, em coletâneas, trilha de filmes e musicais como Mamma Mia, que virou filme estrelado pela belíssima Maryl Streep. E não é que trilha sonora da película tornou-se a mais vendida do mundo? E Madonna, uma das rainhas do público gay e dos heteros usa em sua canção Hung Up trechos de um hit dançante do ABBA que tem o título de Gimme! Gimme?
O sucesso e prestígio do grupo vocal formado na Suécia continua aglutinando fãs cada vez mais. Dos mais antigos até a garotada dessa primeira metade do Século XXI. O conjunto começou quando Ulvaeus e Andersson tentavam alavancar a carreira e entrar para o mundo do show buziness através de participações em festivais.
Foi então que o destino resolveu que uma das bandas mais badaladas da década de 70 do Século XX até os dias atuais tomasse forma. Os dois amigos se encontraram com as parceiras e futuras mulheres Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Eles uniram as forças, a vontade de vencer, os vocais e as iniciais de cada um deles, e passaram a cantar em inglês. Não podia dar outra: em 1974 os dois casais que formavam o ABBA ganharam o festival Eurovision, em Brighton, Inglaterra. Foi o começo de tudo. A partir de então a estética gliter, as letras melosas altamente comerciais e depressivas, além das melodias festivas invadiram as pistas de dança do mundo inteiro.
Em 1982, ainda em alta, os casais se divorciaram (dizem que um comeu a mulher do outro) e o ABBA chegou ao fim. Mas seus integrantes já estavam com uma gorda conta bancária. No entanto Benny e Björn continuaram dentro do negócio de shows ganhando mais dinheiro ainda. Já agnetha vive em uma ilha en Estocolmo e lançou em 2004 o álbum My Coloring Book,. Enquanto isso, Anni-Frid casou com um príncipe suiço, Ruzzo Reuss, que morreu de câncer em 1999. A ex-integrante do ABBA se tornou mais rica ainda com a herança deixada pelo maridão da realeza e gravou o álbum The Sun Will Shine Again.
Assim, em pleno Século XXI, o ABBA continua vendendo cada vez mais discos e atraindo um público arrebanhado pelas músicas que tocam nas rádios e os discos que estão nas prateleiras das lojas especializadas. O musical Mamma Mia!, de Benny e Björn, desde que foi lançado, em 1999, já foi visto por cerca de 35 milhões de fãs. Atualmente a peça está em cartaz em Seul, Nova York, Dublin, Londres, Hamburgo, Las Vegas e Tóquio. Quais são as músicas: os hits do ABBA. Além disso, as duas coletâneas More ABBA Gold (1994) e The Definitive Collection(2001) colocaram o conjunto no topo das vendagens de discos. A verdade é que as canções do ABBA realmente ficam no inconsciente do indivíduo, e de repente a pessoa sai por aí cantando ou assobiando uma das músicas do grupo sueco. Aí, não tem jeito. ABBA, pois!

EU E OS FAMOSOS (HUMOR)

Entrevista paranóica com Barack Obama
Texto e arte de Wav

Nenhum comentário: