5/27/2008
Um certo George Harrison
Abaixo um George já doente, com sua mulher Olivia Trindad Arias, mãe de seu filho Dhani Harrison Harrison e Patty Boyd
Tudo já estava escrito nos papiros dos deuses da música. George Harrison nasceu em Liverpool e era filho de Harold, um motorista de ônibus e ativista sindical, com Louise, uma dona de casa. Também estava escrito que ele fosse morar na 25 Upton Green, no bairro de Speke, em Liverpool, pertinho de Paul McCartney.
George tinha dois irmãos e uma irmã: Peter, Harry e Louise, e foi estudar na Liverpool Institute For Performing Boys (atual Institute For Performing Arts), justamente onde Paul estudava. Os dois costumavam pegar o mesmo ônibus para ir para a escola, e o que surgiu foi uma amizade que durou até o fim da vida de Harrison. E quem foi que o apresentou a John Lennon? Todo mundo sabe a história que não precisa ser repetida. Mas antes, aos 12 anos, o garoto George comprou sua primeira guitarra, uma Egmond. Só depois conseguiu comprar uma guitarra mais decente: Hofner President, quando ele formou a banda The Rebels, com seu irmão Peter e um amigo chamado Arthur Kelly. Em 1958 encantou John Lennon e entrou na banda Quarrymen. "Depois(que McCartney foi admitido na banda de John) o Paul me apresentou para o George, e eu e Paul tivemos que tomar uma decisão, ou eu tive de decidir se deixava ou não o George entrar. Eu ouvi o George tocar e disse: toque Raunchy... e deixei ele entrar....".
Dhani Harrison herdou o talento do pai
George Harrison foi o primeiro Beatle a visitar os Estados Unidos, quando ele, em 1963, foi visitar sua irmã Louise, em Benton, Illinois, em setembro de 1963. No ano seguinte ele voltaria com os Beatles na antológica turnê americana dos quatro jovens de Liverpool. Sua primeira canção Don't Buther Me foi composta em 1963 e lançada no segundo álbum dos Beatles.
Em 1966 ele casou com a bela Patty Boyd, mas teve aquela história da paixão doentia de Eric Clapton, que terminou arrancando a moça dos braços de George. Porém, os dois continuaram amigos até o fim. Em 1978 Harrison casou com Olivia Trindad Arias, que lhe deu o único filho, o também guitarrista e compositor Dhani Harrison.
Os primeiros sinais de câncer em George Harrison começaram a aparecer na década de 90, nos pulmões, e ele passou por diversas cirurgias para elimina-los. Não houve jeito, e no Novo Milênio ele foi diagnosticado como estado terminal, morrendo em 2001, aos 58 anos, a mesma idade que tinha sua mãe, que morreu de câncer em 1970. Aliás, a família foi devastada pela doença: depois de Louise (mãe) foi a vez de Harold, aos 70 anos de idade. Seus irmãos também morreram de câncer: Harry nos anos 90 e Peter em 2007.
PENSAMENTO
"Nós éramos um espetáculo, e o que faziamos era fantástico. Quando tocávamos rock direto, ninguém se igualava a gente na Inglaterra" (John Lennon)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário