4/03/2008

The Everly Brothers, uma dupla infernal




A dupla The Everly Brothers interpretando By By Love, em 1957
Pense numa dupla infernal com um vocal harmonioso fazendo a fusão do rock com o country? Pois é, os irmãos Don (01/02/1937), nascido em Brownie, uma pequena província (extinta) perto de Central City, no Kentuck; e Phil Everly (18/01/1939), nascido em Chicago, no Illinois, fizeram a cabeça das bandas e grupos musicais dos anos 60 com o nome The Everly Brothers. Som leve, calcado no violão e harmonias vocais soberbas e versos inocentes, fizeram sucesso no mundo inteiro. Um de seus maiores fãs é o ex-Beatle Paul McCartney.
Os irmãos Everly nunca foram considerados uma ameaça à juventude americana como Jerry Lee Lews, Chuck Barry, Elvis Presley ou Litle Richard. Os filhos adoravam o som dos Everly e os pais gostavam. A dupla agradava a negros e brancos, e isso fez com que eles fizessem a popularidade chegar ao Top 40 da Billboard por diversas vezes.
Sem os Ervely Brothers o rock não teria sido tão interessante. Eles tinham que surgir para fazer a história do rock girar. Foram muitos discos e centenas de shows, incluindo o Reino Unido no mapa. Muito sucesso, mas em 1973 os dois se separaram por causa de uma briga no palco, retrornando em 1983 com um album produzido por quem? Por ele, Paul McCartney e Dave Admunds, e e On The Wings of a Nightingal(Nas Asas de um Rouxinol) estourou nas paradas.
Nos anos 90, o então famoso A-Ha gravou um dos maiores sucessos dos Everly Brothers, Crying In The Rain (Chorando na Chuva) e também fez muito sucesso, fazendo com que o público voltasse, mais uma vez, os olhos para Don e Phil Everly. A dupla tem cerca de 26 músicas no Top 40 de Compactos da Billboard, e no ano de 1986 lá estavam eles entrando para o Hall da Fama do Rock'n'Roll e, em 2001, no Hall da Fama da Música Country. The Everly Brothers dispensa comentários e, quem gosta de uma boa música e uma dupla afinada, tem a obrigação de ouvi-los. Por enquanto eles ainda estão na ativa, fazendo shows nos EUA e no Reino Unido. Vale conferir.
Mudando de assunto. Uma errata. Meu amigo Thiago de Goes, do blog Contos Bregas, me avisa qua banda Melina Mamão é potiguar e não cearense como escrevi. Obrigado, meu irmão de fé e de alma!
PENSAMENTO MUSICAL
"Eu vi os cabelos brancos na fronte do artista. O tempo passa, porém ele nunca envelhece". (Caetano Veloso)

Nenhum comentário: